Foi apresentada, nesta terça-feira (26), a Agenda Regional do Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro 2016/2025 – Noroeste, que tem como objetivo mostrar a visão da indústria sobre os principais problemas da região e traçar uma estratégia para as ações do Sistema FIRJAN, dentro de um horizonte de 10 anos.

O Mapa do Desenvolvimento 2016-2025 foi construído por mais de mil empresários e envolveu os 92 municípios do estado do Rio. Além do documento estadual, foram desenvolvidas 10 Agendas Regionais que abordam e aprofundam questões específicas e refletem a visão dos empresários locais.

A versão estadual do documento foi entregue em maio pelo presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles e ao governador do Rio em exercício, Francisco Dornelles, no Rio de Janeiro.  O principal objetivo do Mapa é fazer do Rio de Janeiro o estado com melhor ambiente de negócios do Brasil.

Agora foi a vez de os pontos específicos da região Noroeste Fluminense serem detalhados.  Entre as principais propostas estão ações ligadas à adequação logística e mobilidade urbana, que representam um dos fatores mais importantes para a atratividade de investimentos, já que têm grande impacto na produtividade e no custo final das mercadorias e serviços.

Para que a infraestrutura seja um atrativo, a Agenda Regional do Mapa do Desenvolvimento 2016/2025 – Noroeste propõe que as principais rodovias da região (BR 356 – que liga o Noroeste ao Porto do Açu, em São João da Barra, e ao estado de Minas Gerais; BR 393 – coincidente com a RJ 186, que liga a região a Minas Gerais, ao Centro-Sul Fluminense e ao Espírito Santo; e RJ 116 – ligação do Noroeste do RJ com o Centro-Norte Fluminense e Minas Gerais, na divisa de Itaperuna) sejam integralmente duplicadas.

O documento também aponta a necessidade de construir o Arco Rodoviário de Itaperuna, na BR 356, para retirar o tráfego de cargas do centro urbano, além de restaurar outras importantes vias para a região, como a RJ 206 (São Fidélis – Cambuci), RJ 210 (Lage do Muriaé – Bom Jesus do Itabapoana), RJ 214 (Itaperuna –Varre-Sai, divisa com Espírito Santo) e RJ 230 (ligação da região com Minas Gerais, na divisa de Porciúncula, e com a BR 101, no Norte Fluminense).

Para possibilitar o aumento da cadeia logística e de distribuição, é importante que a malha ferroviária do Noroeste Fluminense seja recuperada, com construção da Estrada de Ferro 354 (EF 354) e suas conexões com áreas industriais da região e com a Estrada de Ferro 118 (EF 118) na Região Norte fluminense, conexão com os portos do estado e do Espírito Santo.

Criação, Preservação e Adequação das Zonas e Distritos Empresariais

Agenda Regional do Mapa do Desenvolvimento 2016/2025 – Noroeste também propõe a definição de áreas para atração de novas empresas e realocação, dentro do mesmo município, daquelas empresas localizadas em áreas com algum tipo de restrição.

Os empresários do Sistema FIRJAN reforçam a necessidade de definir áreas para a atração e retenção de empresas, o que é fundamental para que a região possa diversificar seu parque industrial e acelerar seu desenvolvimento.  Para tanto, são propostas a criação de um Plano Diretor Regional de Desenvolvimento Integrado e de uma entidade consorciada para gerir o planejamento e as ações de impacto regional. Outro ponto relevante é controlar o crescimento residencial próximo às áreas industriais e seus acessos.

Implantar, na região, um posto do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA), como meio de dinamizar o processo de concessão e renovação de licenças ambientais é outro pleito importante.

A necessidade de garantir à indústria acesso à energia, telefonia e banda larga com qualidade e baixo custo e a universalização do abastecimento de água e rede de coleta de esgoto também são apresentadas na Agenda Regional, assim como a promoção da ocupação ordenada dos espaços urbanos.

“Através do Mapa do Desenvolvimento os empresários expõem seus pleitos e lutam por medidas necessárias para a melhoria do ambiente de negócios. Aqui no Noroeste, já verificamos avanços a partir do Mapa anterior. Nossa expectativa é que os resultados sejam ainda mais expressivos com o lançamento desse novo documento”, afirmou José Magno Hoffmann, presidente do Conselho de Empresários da Representação Regional da FIRJAN/CIRJ Noroeste Fluminense.

Algumas ações propostas serão diretamente executadas pelo Sistema FIRJAN. Para aquelas que dependem da atuação junto ao Legislativo ou ao Executivo federal, estadual ou municipal, a Federação irá atuar, por exemplo, com a elaboração de projetos, estudos e indicadores.

Já foi apresentada também a agenda regional  para a capital (25/7). A próxima será em Campos, em (27/07). A ideia é que os documentos sirvam como instrumento de gestão pública e de debate para as próximas eleições municipais.

O Mapa do Desenvolvimento

O Mapa do Desenvolvimento conta com um modelo de gestão, que possibilita o acompanhamento sistemático dos avanços e a realização de ajustes nas propostas e ações, por conta dos desafios que podem surgir ao longo dos anos. Todas as ações estão disponíveis para consulta em www.firjan.com.br/mapa.
Nesta segunda edição, estão listadas 46 propostas e 158 ações distribuídas em cinco pilares: Sistema Tributário, Mercado de Trabalho, Infraestrutura, Gestão e Políticas Públicas e Gestão Empresarial. Na primeira edição do Mapa, referente ao período 2006-2015, 74% das ações foram concluídas ou avançaram. Entre as maiores conquistas propostas, destacam-se a inauguração do Arco Metropolitano, em 2014; a concessão de rodovias como a BR-101 Norte; a eliminação de gargalos no processamento de cargas internacionais em portos e aeroportos; a criação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea); a reestruturação do sistema de licenciamento ambiental; e o fortalecimento da indústria criativa.

Foi apresentada, na última quarta-feira, 27/07, a Agenda Regional do Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro 2016/2025 – Noroeste, que tem como objetivo mostrar a visão da indústria sobre os principais problemas da região e traçar uma estratégia para as ações do Sistema FIRJAN, dentro de um horizonte de 10 anos.

O Mapa do Desenvolvimento 2016-2025 foi construído por mais de mil empresários e envolveu os 92 municípios do estado do Rio. Além do documento estadual, foram desenvolvidas 10 Agendas Regionais que abordam e aprofundam questões específicas e refletem a visão dos empresários locais.

A versão estadual do documento foi entregue em maio pelo presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles e ao governador do Rio em exercício, Francisco Dornelles, no Rio de Janeiro.  O principal objetivo do Mapa é fazer do Rio de Janeiro o estado com melhor ambiente de negócios do Brasil.

Agora foi a vez de os pontos específicos da região Noroeste Fluminense serem detalhados.  Entre as principais propostas estão ações ligadas à adequação logística e mobilidade urbana, que representam um dos fatores mais importantes para a atratividade de investimentos, já que têm grande impacto na produtividade e no custo final das mercadorias e serviços.

Para que a infraestrutura seja um atrativo, a Agenda Regional do Mapa do Desenvolvimento 2016/2025 – Noroeste propõe que as principais rodovias da região (BR 356 – que liga o Noroeste ao Porto do Açu, em São João da Barra, e ao estado de Minas Gerais; BR 393 – coincidente com a RJ 186, que liga a região a Minas Gerais, ao Centro-Sul Fluminense e ao Espírito Santo; e RJ 116 – ligação do Noroeste do RJ com o Centro-Norte Fluminense e Minas Gerais, na divisa de Itaperuna) sejam integralmente duplicadas.

O documento também aponta a necessidade de construir o Arco Rodoviário de Itaperuna, na BR 356, para retirar o tráfego de cargas do centro urbano, além de restaurar outras importantes vias para a região, como a RJ 206 (São Fidélis – Cambuci), RJ 210 (Lage do Muriaé – Bom Jesus do Itabapoana), RJ 214 (Itaperuna –Varre-Sai, divisa com Espírito Santo) e RJ 230 (ligação da região com Minas Gerais, na divisa de Porciúncula, e com a BR 101, no Norte Fluminense).

Para possibilitar o aumento da cadeia logística e de distribuição, é importante que a malha ferroviária do Noroeste Fluminense seja recuperada, com construção da Estrada de Ferro 354 (EF 354) e suas conexões com áreas industriais da região e com a Estrada de Ferro 118 (EF 118) na Região Norte fluminense, conexão com os portos do estado e do Espírito Santo.

Criação, Preservação e Adequação das Zonas e Distritos Empresariais

Agenda Regional do Mapa do Desenvolvimento 2016/2025 – Noroeste também propõe a definição de áreas para atração de novas empresas e realocação, dentro do mesmo município, daquelas empresas localizadas em áreas com algum tipo de restrição.

Os empresários do Sistema FIRJAN reforçam a necessidade de definir áreas para a atração e retenção de empresas, o que é fundamental para que a região possa diversificar seu parque industrial e acelerar seu desenvolvimento.  Para tanto, são propostas a criação de um Plano Diretor Regional de Desenvolvimento Integrado e de uma entidade consorciada para gerir o planejamento e as ações de impacto regional. Outro ponto relevante é controlar o crescimento residencial próximo às áreas industriais e seus acessos.

Implantar, na região, um posto do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA), como meio de dinamizar o processo de concessão e renovação de licenças ambientais é outro pleito importante.

A necessidade de garantir à indústria acesso à energia, telefonia e banda larga com qualidade e baixo custo e a universalização do abastecimento de água e rede de coleta de esgoto também são apresentadas na Agenda Regional, assim como a promoção da ocupação ordenada dos espaços urbanos.

“Através do Mapa do Desenvolvimento os empresários expõem seus pleitos e lutam por medidas necessárias para a melhoria do ambiente de negócios. Aqui no Noroeste, já verificamos avanços a partir do Mapa anterior. Nossa expectativa é que os resultados sejam ainda mais expressivos com o lançamento desse novo documento”, afirmou José Magno Hoffmann, presidente do Conselho de Empresários da Representação Regional da FIRJAN/CIRJ Noroeste Fluminense.

Algumas ações propostas serão diretamente executadas pelo Sistema FIRJAN. Para aquelas que dependem da atuação junto ao Legislativo ou ao Executivo federal, estadual ou municipal, a Federação irá atuar, por exemplo, com a elaboração de projetos, estudos e indicadores.

Já foi apresentada também a agenda regional  para a capital (25/7). A próxima será em Campos, em (27/07). A ideia é que os documentos sirvam como instrumento de gestão pública e de debate para as próximas eleições municipais.

O Mapa do Desenvolvimento

O Mapa do Desenvolvimento conta com um modelo de gestão, que possibilita o acompanhamento sistemático dos avanços e a realização de ajustes nas propostas e ações, por conta dos desafios que podem surgir ao longo dos anos. Todas as ações estão disponíveis para consulta em www.firjan.com.br/mapa.
Nesta segunda edição, estão listadas 46 propostas e 158 ações distribuídas em cinco pilares: Sistema Tributário, Mercado de Trabalho, Infraestrutura, Gestão e Políticas Públicas e Gestão Empresarial. Na primeira edição do Mapa, referente ao período 2006-2015, 74% das ações foram concluídas ou avançaram. Entre as maiores conquistas propostas, destacam-se a inauguração do Arco Metropolitano, em 2014; a concessão de rodovias como a BR-101 Norte; a eliminação de gargalos no processamento de cargas internacionais em portos e aeroportos; a criação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea); a reestruturação do sistema de licenciamento ambiental; e o fortalecimento da indústria criativa.

Fonte: Ascom Firjan

 

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