Os desafios da captação e retenção de talentos na pandemia
Especialista conta como a empresa aumentou seu quadro de funcionários em 325% desde o início do isolamento
São Paulo, julho de 2021 – Oito meses após se estabelecer no Brasil, a logtech Lalamove teve de encarar o isolamento social e as mudanças gigantescas que vieram com a pandemia. Há mais tempo em home office do que fora dele, a operação foi de 40 para 170 funcionários em cerca de um ano. Com uma taxa de turnover (rotatividade de pessoal) menor do que 2%, a gerente de pessoas e operações da Lalamove para América Latina, Juliane Souza, conta como a empresa contrata e retém talentos mesmo à distância.
“O processo de adaptação do home office foi bastante cuidadoso”, conta a executiva. “Não era só uma mudança relacionada ao trabalho e sim um momento de incerteza e muito medo em um contexto global”. Então, o primeiro passo dado pela empresa foi garantir a segurança de todos os funcionários, depois ajudar cada área com as dinâmicas do dia a dia, redesenhando rotinas diárias para manter o ritmo de entregas. Em paralelo, implementaram o LalaPulso: pesquisas diárias para saber como os funcionários estavam se sentindo e lidando com o momento profissional e pessoalmente. Toda estrutura e equipamentos para que os funcionários tivessem uma estação de trabalho similar a do escritório foram disponibilizados. |
Por ser uma empresa de tecnologia, a Lalamove saiu na frente em alguns quesitos. Um deles foram os processos seletivos à distância. “Quem mora em São Paulo, sabe o quanto é complexo se movimentar pela cidade, por essa razão já fazíamos processos online, convidando o candidato para o escritório apenas na fase final para uma conversa com o gestor”, explicou Juliane. “Apostamos em um número maior de conversas online, pois com o isolamento, nosso objetivo foi garantir que os profissionais em processo seletivo tivessem todas as informações necessárias para tomar a decisão de trabalhar conosco ou não”, conta. “Se é um desafio conduzir um processo seletivo 100% remoto, imagina ser o candidato e aceitar uma proposta de uma pessoa que você nunca viu para trabalhar em uma empresa onde você nunca esteve fisicamente”, concluiu.
Outro ponto de destaque desde o início da pandemia foi o cuidado com a saúde mental dos funcionários. Juliane disse que, ainda no primeiro mês de home office, foi implementado um programa voltado para questões psicológicas. “Por meio de uma plataforma de orientação online, com acesso à psicólogos de maneira remota, subsidiamos as consultas daqueles interessados”. Além disso, contam com sessões de mindfulness guiadas por uma profissional especializada em neurociência, chamado LalaZen, o programa acontece duas vezes por semana.
Para o segundo semestre do ano, que acabou de começar, a empresa deve lançar políticas de desenvolvimento que incluirão investimentos em capacitação de funcionários. “Estamos terminando o desenho do projeto de desenvolvimento incluindo uma trilha de aprendizagem customizada para cada área, estimamos o lançamento das novas frentes agora em Agosto”, explicou empolgada a executiva.
Sobre a Lalamove
Desde 2013, a Lalamove oferece as melhores soluções em logística para as necessidades de entrega de pessoas e empresas de todo o mundo. Milhões de clientes e motoristas parceiros usam a nossa tecnologia todos os dias para mover o que importa rapidamente. Atualmente, a Lalamove conecta mais de 7 milhões de clientes a um grupo de mais de 700 mil motoristas parceiros em carretos, utilitários, SUVs, minivans e motos. Funcionalidades como rastreamento em tempo real, serviços 24/7 e um sistema de avaliação de parceiros são ferramentas essenciais na nossa missão de tornar as entregas de última milha um processo rápido e simples. A Lalamove opera em 20 mercados da Ásia, América Latina e Estados Unidos e começou a oferecer serviços no Brasil em 2019. Mais informações em https://www.lalamove.com/brasil/home