Uma pesquisa liderada pelo Instituto de Salud Global (ISGlobal), em Barcelona, descobriu que o paracetamol (acetaminofeno), muito usado durante a gravidez, tem forte associação com sintomas do autismo em meninos e com sintomas relacionados ao déficit de atenção e a hiperatividade em ambos os sexos.
O estudo publicado na última sexta-feira (01), na revista “International Journal of Epidemiology”, revelou que a exposição ao paracetamol durante a gestação pode aumentar os sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e da hiperatividade em crianças.
O estudo comparou meninos e meninas expostos de forma persistente ao paracetamol com os não expostos, e encontrou um aumento de 30% do risco para algumas funções da atenção, assim como um aumento dos sintomas do espectro autista no caso dos meninos apenas. Foram recrutadas 2.644 duplas de mãe e filho.
A explicação de por que se encontrou uma relação com um aumento de sintomas do espectro autista só em meninos poderia ser pelo fato de “o cérebro masculino parecer ser mais vulnerável a influências danosas durante os primeiros períodos da vida”, afirmou a principal autora do estudo, a médica Claudia Avella-García.
Fonte: International Journal of Epidemiology