MERCADO EM DESTAQUE

AÇÚCAR: Nova York volta a subir com cobertura de posições vendidas
A Bolsa de Mercadorias de Nova York (ICE Futures US) para o açúcar bruto encerrou o pregão eletrônico com cotações em alta.

O mercado estendeu os ganhos de ontem em meio a um movimento de cobertura de posições vendidas, reagindo após ter estabelecido mínimas de três meses recentemente, com a posição maio chegando a operar abaixo da linha de 15 centavos de dólar por libra-peso.

Do lado fundamental, o fortalecimento das exportações brasileiras de etanol contribuiu para os ganhos. Segundo dados do governo local, as exportações do biocombustível aumentaram 82% no primeiro trimestre do ano, totalizando 548 milhões de litros, o maior volume em cinco anos para esse período.

Conforme analistas, isso pode motivar as usinas brasileiras a produzirem mais etanol em detrimento ao açúcar ao longo da safra 2021/22 na região centro-sul, que iniciou oficialmente em abril.

Com isso, os contratos com entrega em maio/2021 encerraram o dia a 15,46 centavos de dólar por libra-peso, alta de 0,28 centavo (+1,84%) relação ao fechamento anterior, acumulando ganho de 5,1% na semana. A posição julho/2021 fechou cotada a 15,41 centavos (+1,5%).