Mais de 600 estudantes de escolas estaduais do Rio de Janeiro vão concorrer a uma vaga no projeto que visa aproximar o jovem da política e aumentar o poder de participação cidadã
Todos os recordes foram batidos na décima edição do Parlamento Juvenil, um projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. No total, 625 alunos da rede estadual, se candidataram para concorrer a uma vaga de parlamentar juvenil na Alerj. O objetivo do projeto é proporcionar o aprendizado sobre o funcionamento do legislativo fluminense e principalmente a ampliação da participação da juventude na política.
Coordenado pelo deputado estadual Wanderson Nogueira, o projeto vai reunir mais de 90 jovens de todo Estado durante uma semana de novembro. Os parlamentares juvenis terão a oportunidade de apresentar projetos de lei, debater, propor melhorias em políticas públicas e dialogar.
A novidade de 2016 são as três cadeiras extras que a Alerj vai oferecer aos municípios que tiveram mais alunos inscritos. Duque de Caxias, Sapucaia e São Gonçalo terão dois representantes no Parlamento Juvenil. “Não importa de onde você veio, o que importa é quem você é e a diferença que você quer fazer no mundo. Sapucaia, que é um dos menores municípios do Estado mostra que a mobilização é fundamental para ocupar os espaços. A disputa por essa segunda vaga por município foi enorme e ficamos felizes demais com os recordes batidos neste ano”, ressaltou Wanderson.
O objetivo do projeto é aproximar os jovens do parlamento fluminense, ampliar a consciência política, formar novas lideranças e oferecer a oportunidade de estudantes da rede estadual de ensino, de 14 a 17 anos, do 1º e 2º ano do ensino médio, defenderem projetos no plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. As inscrições foram encerradas no dia 30 de junho e agora se inicia o processo eleitoral.
O primeiro turno, entre as escolas dos candidatos, acontece no dia 6 de julho. Já o segundo turno, onde são envolvidos todos os inscritos da cidade, ocorre no dia 20 de julho. Alunos poderão fazer campanha em outras escolas da rede estadual e quem receber o maior número de votos será escolhido o representante do município.
Fonte: Ascom