Permanecem as novas formas de ingresso, por sorteio e nota do Enem, já adotadas na última seleção. As inscrições começam no dia 25 para o Processo Seletivo e no dia 30 de março para o Vestibular.
O Instituto Federal Fluminense (IFF) divulgou os editais de seleções para ingresso em Cursos Técnicos de Nível Médio e Cursos de Graduação 2021 – 1º Semestre. Devido à pandemia da Covid-19, estas seleções continuarão com formas diferenciadas de ingresso – conforme ocorreu no Processo Seletivo e no Vestibular 2020 – 2° Semestre – aprovadas por unanimidade no Conselho Superior, órgão máximo do Instituto, na reunião do dia 18 de março, conforme a Resolução N° 9/2021, após estudos realizados e apreciados na Câmara de Ensino e no Colégio de Dirigentes do IFF.
A seleção e a classificação dos candidatos do Processo Seletivo para Cursos Técnicos serão realizadas por meio de um sorteio público eletrônico, auditado e transparente, transmitido ao vivo pelo canal IFFTube. Já o Concurso Vestibular utilizará a nota dos últimos três anos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso, cabendo ao candidato escolher o ano a ser considerado – 2018 ou 2019 ou 2020.
“A Instituição optou por manter essas formas de ingresso, tendo em vista que a situação de pandemia do novo coronavírus não foi substancialmente alterada. Na verdade, estamos vivendo um novo e mais severo pico da doença e, por isso, consideramos mais seguro, prudente, transparente, democrático e inclusivo manter os modos de ingresso como ocorreram para o 2.º semestre de 2020, fazendo tudo de forma remota, online“, avalia o diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso do IFFluminense, Marcelo Sarmento.
Ao todo, estão sendo disponibilizadas 3.402 vagas em diversos cursos dos campi do IFFluminense, para o 1° semestre letivo de 2021. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas online, no Portal de Seleções ou diretamente no Portal de Inscrições:
• A partir de 25 de março para o Processo Seletivo;
• A partir do dia 30 de março para o Vestibular;
• E se encerram, em ambos os casos, às 22h do dia 12 de abril.
Marcelo Sarmento explica que houve necessidade de as datas de início das inscrições serem diferentes. No caso do Vestibular, os candidatos utilizam a nota do Enem dos últimos três anos, e a nota de 2020 está prevista para ser divulgada no dia 29 de março. “Então, a inscrição começa um dia depois da previsão de publicação da nota do último Enem, para que todos os candidatos ao Vestibular possam se inscrever de forma adequada, correta, já tendo sua nota. E com relação ao Processo seletivo, cuja inscrição começa dia 25, como já tínhamos o encaminhamento nesse sentido, optamos por iniciar antes, para que os candidatos tenham esse prazo, e não aguardar até dia 30”.
Para esclarecer quaisquer dúvidas, o candidato poderá encaminhar e-mail para atendimentoaocandidato@iff.edu.br ou para a Comissão de Processo Seletivo do campus ofertante do curso pretendido, conforme especificado no Art. 10 do Edital do Processo Seletivo e no Art. 9° do Edital do Vestibular.
Cursos Técnicos de Nível Médio:
São ofertadas 2.595 vagas para o 1º semestre letivo de 2021 em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, Concomitantes e Subsequentes nos Campi Avançados Cambuci, Maricá e São João da Barra e nos Campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé, Quissamã, Santo Antônio de Pádua e Unidade de Formação de Cordeiro. Os cursos são: Agropecuária, Meio Ambiente, Alimentos, Hospedagem, Cozinha, Edificações, Construção Naval, Petróleo e Gás, Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrotécnica, Eletrônica, Mecânica, Informática, Química, Estradas, Telecomunicações, Segurança do Trabalho, Administração e Farmácia, conforme estabelecido no Edital Nº 51/2021.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas AQUI. É necessário ter CPF, documento oficial de identificação com foto próprio e e-mail atualizado. Marcelo Sarmento alerta sobre a importância de informar um e-mail correto. “É fundamental que os candidatos tenham os seus dados cadastrados no portal de inscrições atualizados, tais como e-mail, telefone, endereço, entre outros, pois eles serão utilizados para comunicação com o candidato. Para aqueles que precisarem atualizar, o sistema permite a alteração”.
Cada candidato inscrito no Processo Seletivo para Cursos Técnicos receberá um número para sorteio, cuja listagem será divulgada no dia 14 de abril, no Portal de Seleções.
A seleção e a classificação dos candidatos serão realizadas por meio de um sorteio público eletrônico, auditado e transparente, transmitido ao vivo pelo canal IFFTube, no dia 15 de abril, às 11h. Esses números serão sorteados aleatoriamente, independentemente da quantidade de vagas disponíveis. A classificação dos candidatos será feita de acordo com a ordem do sorteio e, após sua realização, o sistema de resultados fará a classificação final de acordo com o curso, turno e cota a que concorrem.
O resultado preliminar está previsto para o dia 19 de abril, e o resultado final para o dia 22 de abril. Os aprovados devem observar as datas para realização da matrícula, de acordo com o campus ofertante do curso para o qual foi aprovado. Todas as informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Seleções.
Cursos de Graduação:
Nesta seleção são ofertadas 477 vagas para Graduação – Bacharelado e Licenciatura – dos Campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé, nos seguintes cursos: Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Gastronomia, Hotelaria, Biologia, Física, Química, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Mecânica, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental, Sistemas de Informação, Sistemas de Telecomunicações, Ciências da Natureza (Ciências e Biologia, Ciências e Física ou Ciências e Química), Geografia, Letras – Português e Literaturas, Teatro, Música, História, Educação Física e Matemática, conforme estabelecido no Edital Nº 50/2021.
O Concurso Vestibular para Ingresso nos Cursos de Graduação 2021 – 1º Semestre é destinado aos portadores de Certificados de Conclusão do Ensino Médio (antigo 2º grau) ou de curso equivalente. O candidato deve ter participado de uma das edições do Enem de 2018 ou 2019 ou 2020, já que escolherá, no momento da inscrição, uma delas para ter a nota considerada para o processo de seleção.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas AQUI. É necessário ter CPF, documento oficial de identificação com foto próprio e e-mail atualizado. Além disso, será necessário informar o número de inscrição do Enem. Atenção: não informar nenhum dado de terceiros, sob risco de ser eliminado do processo.
No dia 14 de abril será divulgada no Portal de Seleções a lista de inscritos no Concurso Vestibular. O resultado preliminar será divulgado no dia 19 de abril. E o resultado final está previsto para ser divulgado no dia 22 de abril. A relação de candidatos selecionados em cada curso será publicada em ordem de classificação, respeitadas as devidas reservas de vagas. A classificação final será por meio da média aritmética das notas obtidas nas áreas de Linguagem e Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação do Enem, de acordo com o ano escolhido pelo candidato, considerando a ordem decrescente do total de pontos obtidos.
Os aprovados devem observar as datas para realização da matrícula, de acordo com o campus ofertante do curso para o qual foi aprovado. Todas as informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Seleções.
Ambos os editais trazem, no Anexo III, recomendações para realização da inscrição, com um passo a passo explicativo para auxiliar o candidato.
Distanciamento social
Os editais também deixam claro que, considerando a situação de emergência em saúde ocasionada pela pandemia da Covid-19, não haverá atendimento presencial. Portanto, qualquer atendimento aos candidatos será realizado por meios eletrônicos de comunicação.
Excepcionalmente, e enquanto perdurar a emergência em saúde pública ocasionada pela pandemia da Covid-19, as aulas ocorrerão através de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) com a utilização de equipamentos digitais como celulares, tablets ou computadores e internet.
http://portal1.iff.edu.br/reitoria/noticias