UDP Bilingual Program conta com a parceria ideal para que as escolas apresentem resultados mais consistentes no processo de ensino-aprendizagem na língua inglesa
Soluções educacionais, ferramentas digitais e ensino efetivo. Esta é a proposta do UDP Bilingual Program, resultado de uma parceria entre a SM Educação e a Universidade de Dayton. Fundada em 1850, Dayton é uma das mais respeitadas instituições americanas de ensino, que em parceria com a SM Educação promove no Brasil, soluções didáticas que aprimoram o ensino e aprendizagem do inglês no desenvolvimento de valores pessoais e coletivos do corpo docente e dos alunos.
O UDP Bilingual Program, ou Programa de Abordagem Bilíngue da University of Dayton Publishing apresenta soluções educacionais para Educação Infantil, anos Iniciais e Finais, com coleções exclusivas e que atendem às necessidades dos alunos e dos professores, proporcionando a melhor experiência no processo de ensino-aprendizagem. Formadas pelos cinco eixos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a língua inglesa − oralidade, leitura, escrita, conhecimento linguístico e dimensão intercultural – todo o projeto está interconectado a práticas sociais de uso do idioma.
Entre os benefícios do programa, estão o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico por meio de uma comunicação significativa, usando uma ampla gama de temas e gêneros textuais, além de incentivar o exercício da cidadania por meio dos valores trabalhados nas unidades escolares e dos e-readers (aplicativos digitais) a elas vinculados, com a experiência de aprendizado dos alunos por meio de atividades interativas, áudios, vídeos e livros digitais. Já os pais, podem acompanhar todo o processo através de áudios para download, livro de atividades integrado e orientações em português de todo o material.
Pensando no desenvolvimento das novas competências do século XXI, o UDP Bilingual Program oferece um aplicativo educacional que tem como objetivo trabalhar e mudar um pouco a rotina de crianças e adolescentes no ambiente escolar por meio de games. Promovendo habilidades interpessoais, níveis de atenção rápido e preciso com acesso integrado ao SM Aprendizagem, a plataforma educacional da SM Educação.
Vale ressaltar, que entre as soluções do programa estão o exame de certificação TOEFL Primary ao final do quinto ano e TOEFL Junior ao final do nono ano, além do Highlights Library. O teste TOEFL é considerado o exame mais amplamente aceito e reconhecido no mundo e está entre os mais respeitados testes internacionais para alunos do Fundamental I e Fundamental II. Já o Highlights Library é a maior e mais popular biblioteca virtual americana, onde se encontram mais de dois mil títulos que podem ser selecionados por nível linguístico, número de palavras e área de conhecimento. Além disso, os livros contam com recursos que incluem narração de áudio, destaque de texto e atividades interativas de compreensão textual. Com um código de acesso, o aluno poderá usar o Highlights em seu computador ou baixar o app no smartphone e tablet, acessando seu conteúdo off-line. Na plataforma é possível realizar um teste de diagnóstico que indica títulos para os alunos conforme seu nível de competência linguística e interesses pessoais, além de atividades práticas e exercícios de compreensão que garantem que os alunos atinjam suas metas de leitura.
Conversamos com Allan Cravo Teixeira, Country Manager do UDP Bilingual Program.
Considerando que alunos nessa faixa etária não escrevem de forma ortográfica e não lêem, exceto pela leitura imagética, o foco se torna em viabilizar, dentro de contextos cabíveis e respeitando questões cognitivas dos mesmos, projetos integradores em que alunos e professores desenvolvem durante as aulas de inglês.
Isso significa que o projeto UDP Bliíngue garante que os Direitos de Aprendizagem guiados pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular): conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, integrados aos Eixos de Aprendizagem, sejam garantidos tanto nas aulas com professoras regentes como nas aulas destinadas ao projeto linguístico. Dessa forma, desenvolvemos a atmosfera adequada para um ensino de abordagem bilíngue em que, independentemente do idioma, e especialmente a médio prazo, o aluno tenha acesso a informações determinadas ao seu segmento educacional.
Pode citar três grandes vantagens do ensino bilíngue?
1 – O processo de integração de áreas temáticas, disciplinares e campos de experiência em todos os segmentos educacionais;
2 – A naturalização de aquisição do segundo idioma de forma contextualizada e significante para os alunos;
3 – A construção do indivíduo global, e não apenas linguístico.
A aposta na interdisciplinaridade provoca uma grande melhoria na ideia de integração curricular. De que forma isso acontece ao longo do processo de aprendizagem?
A integração curricular, ou de campos de experiência para Educação Infantil, se torna fundamental para que a vivência em dois idiomas seja mais consistente e significativa para toda comunidade escolar. De qualquer forma, isso não acontece “da noite pro dia”. Estamos falando de aprendizagem de um idioma estrangeiro, que demanda tempo e qualidade de exposição, estímulos adequados para cada faixa etária e/ ou segmento e ferramentas essenciais para o desenvolvimento do processo da construção tanto da competência linguística como da competência comunicativa.
A proposta inicial é trazer alguns desses temas e campos de experiência para as aulas destinadas ao programa bilíngue para que os professores de Inglês, devidamente validados e formados no programa em si e em pontos teóricos do processo de ensino-aprendizagem na Língua Inglesa, consigam viabilizar a experiência de viver tais temas e tais campos de experiência ao corpo discente ao longo do ano letivo.
Ao mesmo tempo, se faz essencial que tragamos professores regentes e especialistas de quaisquer segmentos para que também consigam integrar o proposto das suas aulas ao programa do projeto bilíngue. Unindo ambas frentes, a integração se torna cada vez mais sólida, como também o resultado linguístico e educacional tanto dos alunos como dos professores.