Um morador de Natividade registrou queixa na 140ª DP após ter sido vítima do conhecido golpe do falso empréstimo.

O o pintor M.C.S., de 29 anos, contou à polícia que após ser atraído por um anúncio de uma suposta financeira que oferecia empréstimos de até R$ 25.000,00 e ligou para o telefone da publicação com DDD de São Paulo. Do outro lado da linha, o atendente pediu que o pintor efetuasse um depósito de R$ 1.080,00, em conta corrente da Caixa Econômica Federal, como uma espécie de taxa de liberação de crédito. Após efetuar o pagamento, a vítima não conseguiu mais contato com a empresa.

Entenda o Golpe

O golpista anuncia em jornais, revistas, panfletos, sites, ou até mesmo telefona para as vítimas oferecendo empréstimos em condições vantajosas para pessoas (físicas ou jurídicas) com dificuldades econômicas e/ou restrições de crédito.

É solicitado à vítima que faça um depósito em determinada conta corrente a título de comissão, taxa de crédito, IOF ou seguro como condição para a liberação do empréstimo. O dinheiro é sacado assim que entra na conta do golpista.

Como previnir

Desconfie sempre de situações muito favoráveis, como empréstimo com taxa de juros muito baixas, liberação de valores para pessoas negativadas ou dispensa de avalistas e garantias.

Pesquise a existência do banco/financeira no site do Banco Central e verifique se o mesmo possui site, bem como o endereço informado. Fique atento ao número de contas fornecidas para depósito e pergunte ao atendente quem é o beneficiário.