A Profa. Mytse Nogueira, que leciona em escolas de Queimados e Nova Iguaçu (RJ), desenvolveu o Projeto “Operação Carne Forte”, para facilitar o entendimento de conceitos das aulas de Ciências para alunos do Ensino Fundamental

Uma professora da Escola Municipal Profa. Scintilla Exel, de Queimados (RJ), é a representante fluminense entre os finalistas da primeira edição do Prêmio Professor Transformador, lançado para destacar projetos inovadores desenvolvidos por professores da Educação Básica de todo o País, alinhados com as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

A Professora Mytse Nogueira, que também leciona em escolas de Nova Iguaçu, desenvolveu o Projeto “Operação Carne Forte: Estudo dos Nutrientes a partir da carne”. A iniciativa surgiu a partir das notícias veiculadas sobre a Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal, em 2017, para apurar denúncias de adulteração na carne produzida pelos principais frigoríficos do País.

A partir das publicações na imprensa e redes sociais, a Profa. Mytse estimulava seus alunos a pesquisarem a respeito dos nutrientes e outros componentes químicos e biológicos citados nas matérias, familiarizando a turma com termos e conceitos que, até então, os estudantes conheciam apenas de forma teórica.

O projeto desenvolvido pela Profa. Mytse é finalista do Prêmio Professor Transformador na categoria Ensino Fundamental II. Outros dois projetos concorrem na mesma categoria e, ao todo, a primeira edição do Prêmio conta com 12 finalistas, distribuídos entre Ensino Infantil, Ensino Fundamental (I e II) e Ensino Médio.

Anúncio da classificação final

A classificação dos projetos em cada categoria será anunciada durante a Bett Educar, considerada a maior feira de Educação e Tecnologia da América Latina. O evento teve a sua realização adiada, devido à pandemia do novo coronavírus. A nova data será divulgada pela organização tão logo seja possível.

Segundo o Prof. Wellington Cruz, cofundador da Base2Edu, instituição engajada com a transformação da Educação e organizadora do Prêmio, “a variedade de projetos finalistas reflete a criatividade com que educadores de todo o País estão se empenhando para promover, em todos os níveis do Ciclo Básico, uma Educação de qualidade e, verdadeiramente, transformadora”.

Os segundos e terceiros colocados em cada categoria irão receber R﹩ 2.5 mil e a oportunidade para apresentar suas iniciativas na edição 2020 da Bett Educar. Já os primeiros colocados de cada categoria receberão prêmios de R﹩ 7 mil, além de uma viagem para participar da Bett Educar 2021 em Londres, Inglaterra.

O Prêmio Professor Transformador é organizado em conjunto pela Base2Edu, rede que conecta e fortalece profissionais e iniciativas voltadas à transformação da Educação; e pela organização da Bett Educar, maior evento de educação e tecnologia da América Latina.

R&F Comunicação