2. Máscaras e luvas usadas, especialmente se houver riscos de estarem contaminadas, devem ser descartadas no lixo comum, porém redobrando o cuidado de embala-las bem e em duas ou mais sacolas plásticas para diminuir contato.
Caso você esteja com Covid-19 ou sob suspeita de ter o vírus, é recomendável fazer a separação de todos os resíduos usando luvas e máscaras.
Caso queira conversar com uma fonte do Movimento ‘Separe. Não Pare.’ para mais informações e dicas de separação de resíduos sólidos em tempos de Covid-19, entre em contato conosco.
O Movimento ‘Separe.Não Pare’ é uma plataforma para informar, inspirar e mobilizar a população brasileira a separar e descartar corretamente os resíduos domésticos, por meio de conteúdos digitais. A iniciativa é uma das ações da Coalizão Embalagens, que é formada por 14 organizações representativas do setor empresarial para a Implantação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral (Acordo Setorial Federal) e hoje representa mais de 850 empresas do país, que se uniram antes mesmo do acordo setorial de 2015. Até o momento, já realizaram 4487 ações voltadas para capacitação, gestão, estruturação, adequação, implementação e melhoria contínua de 802 organizações de catadores, além de instalação e/ou operacionalização de 2082 Pontos de Entrega Voluntária (PEV). Assim reduziram o volume de embalagens dispostas em aterro em 21,3%. A organização da Coalizão Embalagens baseia sua atuação no tripé: Educação e Conscientização; Estrutura e Capacitação; e Cooperação.