Produtores de leite podem ganhar desconto de 30 por cento na conta de energia elétrica. O benefício está previsto no projeto de lei 6399/19, de autoria do deputado Adriano do Baldy, do PP de Goiás.

O parlamentar afirma que a proposta pretende dar sustentabilidade econômica a uma atividade que garante a fixação de milhões de famílias no campo.

Ele destaca que a produção, armazenagem e beneficiamento do leite exigem cuidados especiais para garantir ao consumidor a qualidade dos produtos, principalmente no que diz respeito ao resfriamento.

No entanto, a energia elétrica utilizada tem um peso significativo nas planilhas de custos dos produtores de leite e de suas cooperativas, justifica o deputado.

O projeto acrescenta a medida à Lei do Setor Elétrico e determina que o desconto seja compensado com recursos da Conta de Desenvolvimento Energético.

O texto será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, da Câmara Federal.

Ascom