Por Adma Pillar.*
A sociedade contemporânea pede refúgio. Não suportamos mais tantas mazelas, dores, reclamações, críticas a todo e qualquer comportamento. Precisamos urgentemente mudar, ou tentar mudar, nosso olhar para as coisas que nos cercam. A tendência hoje é criticar qualquer acontecimento, qualquer conduta, qualquer sentimento, gestos ou ações. O ser humano passa por uma brutal transformação de conceitos e ideologia. Em detrimento de todas as mudanças pelas quais a sociedade brasileira passou e passa, nós, humanos, tendemos a contestar ( contestar com propriedade é altamente saudável) mas não somos senhores absolutos das verdades, muito pelo contrário, à medida que crescemos , vivemos e envelhecemos, deveríamos ter mais complacência e paciência com tudo aquilo que nos rodeia. Depois da Internet, essas críticas passaram a ser mais evidentes, óbvio, e mais contundentes ainda. Tudo é um belo motivo para gargalhadas e escárnio num breve “internetês” a linguagem que vem dominando o mundo.
O bom e velho bate-papo com amigos, com a família , com colegas de trabalho, cedeu lugar às tecladas em um teclado, os olhares a uma fria tela de computador e ao movimento tênue de um mouse. Critica-se sem conhecer, julga-se sem saber os motivos e sem conhecimento de causa. Cansativo, deprimente. Asredes sociais mostram o que vem sendo narrado aqui. O mundo e as pessoas pedem socorro, as relações humanas gritam por falta de convívio e ternura. Mudemos nosso olhar, olhemos com delicadeza, com leveza, busquemos o lado bom ( afinal, nem tudo está perdido). Tentemos sim, olhar o outro como s e olhássemos para dentro de nós mesmos, com a sabedoria de que tudo pode ser melhor, tudo pode mudar, tudo pode ser analisado sob uma nova ótica. Aperfeiçoemos nossa convivência com amigos e familiares, entendamos que, o “outro” pode ser a nossa própria imagem refletida naquele espelho do qual fugimos. Deixemos a amargura de lado. E por favor, aquele que nunca errou, pode atirar a primeira pedra!
*Adma Pillar é especialista em Língua Portuguesa e Comunicação, Literatura e Redação. Foi professora Universitária, locutora da Rádio Itaperuna AM, apresentadora e redatora da TV Itaperuna, editora da Revista De Bem com a Vida e ex-colunista do Jornal O Itaperunense