Pesquisa revela que 51 por cento dos brasileiros já perderam algum familiar ou amigo vítima de suicídio.
Do total de entrevistados, 72 por cento conhecem alguém que já tentou ou tirou a própria vida.
A maioria dos participantes apontou a depressão como principal motivo para o suicídio.
Na pesquisa, 80 por cento afirmaram que sabem de alguém que está deprimido no momento.
Apesar da gravidade do transtorno mental, 93 e meio por cento disseram que já ouviram dizer que depressão é frescura.
Entre os motivos para o aumento dos casos de depressão, os participantes citaram a falta de perspectiva econômica e o desemprego; a confusão interna gerada pelo excesso de informação; as dúvidas existenciais; o aumento do uso da internet e das redes sociais; entre outros fatores.
Para 92 vírgula 88 por cento dos entrevistados, o apoio de psicólogos e psiquiatras é o melhor canal de ajuda para pessoas deprimidas.
Outros caminhos apontados para melhorar o quadro foram dividir os problemas com amigos e ter o apoio da família.
Já sobre os sinais que podem ser apresentados por alguém que vai tentar suicídio, foram mencionados o desinteresse total, se afastar de interações sociais, ficar mais silencioso que o normal e dormir muito.
O que dificulta a situação é que 25 por cento dos entrevistados admitiram que não notaram comportamento suicida antes de o conhecido tirar ou tentar tirar a própria vida.
Um dado que chama a atenção é que cerca de 48 por cento disseram que já pensaram em se matar, sendo que quase 45 por cento não buscaram ajuda.
O estudo ouviu mil e 500 pessoas em todo o Brasil e foi realizado pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado.
Com Ascom