Uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último domingo (05), movimentaram todo o final de semana em parques estaduais e outros locais de beleza natural do Estado do Rio.
Mutirões de limpeza, plantio de mudas e oficinas de reciclagem foram algumas das ações organizadas por agentes da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) com o objetivo de disseminar atitudes sustentáveis entre a população fluminense.
No Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença, Região Sul Fluminense, guarda-parques do Inea, voluntários da Ong do Projeto Onça Pintada e professores da rede municipal de ensino plantaram dezenas de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.
No Parque Estadual dos Três Picos, atividades de educação ambiental ocorreram simultaneamente na sede de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo e Teresópolis, na Região Serrana do Rio. Oficinas de educação ambiental, caminhada e corrida ecológicas foram algumas das atividades que a gestão do parque ofereceu para a população.
Em Nova Friburgo aconteceu a corrida de montanha – que é parte do circuito brasileiro de corridas de montanha. Durante o trajeto, os atletas percorreram subidas e descidas da montanha, com passagens por trilha e travessia de riachos.
Em Teresópolis houve caminhada ecológica até a antiga represa, passando pelo Bosque da Preguiça, Prainha e Estrada Velha, além de ações de limpeza da floresta.
Em Itaperuna, na sexta-feira (03), aproximadamente 1.200 alevinos de Lambari do Rabo Amarelo da espécie (Astyanax bimaculatus), foram soltos no lago do Parque Municipal Jardim Vitória, localizado no Loteamento João Bedim (Ver matéria completa no link: https://www.jornalbrasilnovo.com.br/2436-2/ ).
“Promovemos uma série de ações de educação e lazer com a temática ambiental buscando fortalecer o sentimento de pertencimento da população com os parques estaduais. Estamos felizes com o resultado positivo das iniciativas, mas é importante que a população pratique atitudes sustentáveis não somente na Semana do Meio Ambiente, mas durante todo o ano. A preservação da humanidade depende da preservação da natureza”, disse o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.