O público em geral está acostumado a reconhecer os colaboradores que representam a linha de frente do atendimento na Secretaria Municipal de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde. Mas o que pouca gente sabe é que, por trás da equipe de atendimento existe uma equipe burocrática ainda maior trabalhando nos bastidores para que tudo corra da melhor maneira possível.
Apresentamos hoje um departamento que é praticamente desconhecido do grande público, mas que é fundamental para que a grande máquina da Saúde funcione perfeitamente. Esse departamento é a Coordenação do E-SUS/Atenção Básica. O e-SUS AB é uma estratégia do Ministério da Saúde para reestruturar as informações da Atenção Básica (AB) em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS) do Ministério da Saúde, que entende que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.
De acordo com o Coordenador Maico Ximenes, apesar de trabalhar praticamente no anonimato, o E-SUS é um setor importante na Secretaria, pois é através dele que acontece toda a alimentação dos dados da Atenção Básica para o sistema oficial do Ministério da Saúde, onde todos os atendimentos realizados pelo município são computados, processados e validados, viabilizando desta maneira a captação dos recursos financeiros necessários para o funcionamento da máquina da Saúde.
Da redação do JBN com Decom Saúde Itaperuna