Na tarde deta quinta-feira, 4, a Prefeitura de Natividade divulgou o laudo final da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que atestou que a senhora Marly Rosa Pereira Martins, de 49 anos, morreu de febre maculosa. A vítima, que era moradora do distrito de Ourânia, deu entrada no Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, no dia 24 de junho, mas não resistiu e morreu no mesmo dia. A suspeita inicial era que ela teria morrido de dengue hemorrágica. Mais três casos suspeitos da doença estão sendo investigados no município, incluindo uma criança.

O que é Febre maculosa?

A febre maculosa (FM) é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável, que pode cursar com formas leves e atípicas até formas graves com elevado número de mortes. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida por carrapatos, principalmente os da família Ixodida (carrapato-estrela).

A incidência da doença é mais comum em pessoas que vivem ou frequentam áreas rurais infestadas por carrapatos. além disso, estar em contato com animais como capivaras, cavalos, vacas e cachorros com carrapatos também aumenta o risco de contrair a doença.

Sintomas de Febre maculosa

Os sintomas da febre maculosa são inespecíficos e podem ser muito parecidos com outras doenças. Os primeiros sintomas são:

  • Febre alta, acima de 39ºC
  • Calafrios
  • Dor de cabeça
  • Dores musculares
  • Dor abdominal
  • Cansaço
  • Perda de apetite

Confusão ou outras alterações neurológicas.

Entre o segundo e quinto dia da doença é comum surgirem manchas vermelhas na pele. A erupção cutânea geralmente aparece inicialmente nos pulsos e tornozelos, podendo se espalhar para outras áreas como as palmas das mãos e as solas dos pés.

Da redação do JBN – Fonte: Rádio 96.9 FM