Itaperuna passa a ser categorizado como Categoria ‘B’ pelo Ministério do Turismo. Segundo levantamento, o município possui mais de 1.700 leitos em hotéis. Em 2017, A Secretaria Municipal de Turismo de Itaperuna já havia recebido o título de Associado Honorário, concedido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro, pelos trabalhos desenvolvidos nos setores de turismo e hotelaria no município.

Naquela oportunidade, o secretário Alexandre Boechat reafirmou o compromisso de trabalhar pela valorização do turismo do município de Itaperuna, que é reconhecido pelas suas riquezas hidrominerais e também pelo setor de hotelaria.

A metodologia para categorizar os municípios brasileiros é do Ministério do Turismo. A partir de quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais, os 3.345 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro foram agrupados em cinco categorias, de A até E.

A categorização, como é chamada, atende à necessidade do MTur de aprimorar os critérios para definir políticas públicas para o setor e criar um instrumento capaz de subsidiar, de forma objetiva, a tomada de decisões de acordo com o desempenho da economia do turismo de cada localidade.

Da redação do JBN