Desde 2012, o evento Green Rio vem se firmando como a plataforma de negócios que reúne expositores, palestrantes e representantes da Economia Verde, dos setores orgânico e sustentável. Dias 2, 3 e 4 de junho acontecerá a quinta edição do Green Rio na Marina da Glória do Rio de Janeiro, das 10 ás 18 horas.
Esse ano, a agricultura do Noroeste Fluminense ganhará destaque com o Projeto Intecral, uma parceria entre o Rio Rural, da Secretaria de Estado de Agricultura, e o Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha. O projeto é uma iniciativa para o desenvolvimento de soluções tecnológicas, com prioridade para pequenas propriedades rurais.
O Noroeste do Estado do Rio será representado com a apresentação dos resultados na recuperação de áreas degradadas no município de Itaocara, que tem extensas áreas rurais com cenário de degradação do solo, reflexo do histórico deixado pela pecuária extensiva e monocultura, assim como diversas áreas do Norte e Noroeste Fluminense.
O público visitante do Green Rio 2016, além de conhecer produtores comprometidos com alimentação saudável e desenvolvimento sustentável, terá acesso a Conferência Green Rio com palestrantes do Brasil e de outros países.
O Intecral
Para chegar às inovações tecnológicas, há três anos o estado do Rio recebe periodicamente a visita de pesquisadores de universidades alemãs que percorrem as Regiões Norte, Noroeste, Serrana e Baixada Litorânea. Os estudos focam em temas como sistema agrossilvipastoril –
O trabalho integra seis universidades alemãs e brasileiras, pequenas e médias empresas da Alemanha especializadas em produtos e serviços ambientais, além de instituições brasileiras ligadas à área ambiental como Emater-Rio, Pesagro-Rio e INEA.
Participação no Green Rio
O público vai poder interagir com pesquisadores do Intecral durante o evento. Resultados preliminares dos estudos serão apresentados em mesas redondas e a diretora do projeto, Sabine Schlüter, fará palestra sobre a relação entre água, energia e clima na sexta-feira, 03 de junho, às 14h30.
“Nossa ideia é criar interatividade. Queremos que as pessoas saibam de onde vêm o que consomem e como a nossa parceria está contribuindo para a melhoria econômica, social e ambiental no interior fluminense”, ressalta Berenice Quintana.
Para o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, a presença do Intecral no Green Rio reforça o crescimento da participação da agricultura familiar no mercado de orgânicos e produtos sustentáveis. “Queremos cada vez mais oferecer ao pequeno produtor a assistência técnica necessária para unir sustentabilidade e produtividade. A parceria com a Alemanha via projeto Intecral nos permite isso”, destaca.