Desde 2012, o evento Green Rio vem se firmando como a plataforma de negócios que reúne expositores, palestrantes e representantes da Economia Verde, dos setores orgânico e sustentável. Dias 2, 3 e 4 de junho acontecerá a quinta edição do Green Rio na Marina da Glória do Rio de Janeiro, das 10 ás 18 horas.

Esse ano, a agricultura do Noroeste Fluminense ganhará destaque com o Projeto Intecral, uma parceria entre o Rio Rural, da Secretaria de Estado de Agricultura, e o Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha. O projeto é uma iniciativa  para o desenvolvimento de soluções tecnológicas, com prioridade para pequenas propriedades rurais.

O Noroeste do Estado do Rio será representado com a apresentação dos  resultados na recuperação de áreas degradadas no município de Itaocara, que tem extensas áreas rurais com cenário de degradação do solo, reflexo do histórico deixado pela pecuária extensiva e monocultura, assim como diversas áreas do Norte e Noroeste Fluminense.

O público visitante do Green Rio 2016, além de conhecer produtores comprometidos com alimentação saudável e desenvolvimento sustentável, terá acesso a Conferência Green Rio com palestrantes do Brasil e de outros países.

O Intecral
Para chegar às inovações tecnológicas, há três anos o estado do Rio recebe periodicamente a visita de pesquisadores de universidades alemãs que percorrem as Regiões Norte, Noroeste, Serrana e Baixada Litorânea. Os estudos focam em temas como sistema agrossilvipastoril – combinação de horta, pasto e floresta no mesmo terreno –, recuperação de pastagens degradadas, governança e monitoramento da qualidade da água, entre outros.

O trabalho integra seis universidades alemãs e brasileiras, pequenas e médias empresas da Alemanha especializadas em produtos e serviços ambientais, além de instituições brasileiras ligadas à área ambiental como Emater-Rio, Pesagro-Rio e INEA.

Participação no Green Rio

O público vai poder interagir com pesquisadores do Intecral durante o evento. Resultados preliminares dos estudos serão apresentados em mesas redondas e a diretora do projeto, Sabine Schlüter, fará palestra sobre a relação entre água, energia e clima na sexta-feira, 03 de junho, às 14h30.

“Nossa ideia é criar interatividade. Queremos que as pessoas saibam de onde vêm o que consomem e como a nossa parceria está contribuindo para a melhoria econômica, social e ambiental no interior fluminense”, ressalta Berenice Quintana.

Para o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, a presença do Intecral no Green Rio reforça o crescimento da participação da agricultura familiar no mercado de orgânicos e produtos sustentáveis. “Queremos cada vez mais oferecer ao pequeno produtor a assistência técnica necessária para unir sustentabilidade e produtividade. A parceria com a Alemanha via projeto Intecral nos permite isso”, destaca.

Máquina colheitadeira para pequenas propriedades desennvolvida pelo Projeto Intecral deve benficiar agricultores familiares.
Máquina colheitadeira para pequenas propriedades desennvolvida pelo Projeto Intecral deve benficiar agricultores familiares.
Drone veículo aéreo não tripulado é usado pelo Intecral para monitorar áreas degradadas.
Drone veículo aéreo não tripulado é usado pelo Intecral para monitorar áreas degradadas.