Estamos nos aproximando do inverno e a expectativa é que este ano as temperaturas oscilem entre 14ºC e 26ºC. Até aí você pode perguntar: ok, mas ainda estamos em pleno outono, por que pensar agora sobre a baixa da temperatura e a gripe? Sim, o inverno começa oficialmente no Brasil no dia 21 de junho, mas precisamos estar com o organismo preparado antes disso. É que o corpo requer um tempo para criar uma resposta imunológica após a vacinação.
No caso da vacina contra a gripe, esse tempo é de quatro semanas. Portanto, é no outono que devemos nos imunizar para chegar bem, do ponto de vista imunológico, ao inverno.
Ainda que seja fundamental os idosos se vacinarem, a adesão a essa estratégia ainda é baixa. Isso se deve a múltiplos fatores, entre eles o desconhecimento sobre a produção e os benefícios da vacina. Ela é feita a partir do vírus influenza inativo (morto), o que significa que é incapaz de causar a gripe. Os efeitos adversos que podem ocorrer tendem a se restringir ao local da aplicação. O ponto principal é que diversos estudos consideram a vacina como “pedra angular” na prevenção da infecção pelo influenza, quadro associado a muitas complicações por trás de hospitalização e morte.
Pessoas acima dos 60 anos também ficam mais bem protegidas quando familiares e demais indivíduos do seu convívio estão imunizados — e isso independente do tipo de infecção.
Pois é pensando justamente na prevenção e na qualidade de vida que o CCI – Centro de Convivência do Idoso de Itaperuna – convida a todas as pessoas com mais de 60 anos a comparecerem dia 26 de Abril, a partir das 09:00hs, no Centro de Saúde Raul Travassos, quando haverá doses da vacina disponíveis para aplicação. O CSRT fica na Rua Dez de Maio nº 893, no Centro de Itaperuna.
Da redação do JBN com Decom Saúde Itaperuna