Quando falamos em datas comemorativas, pensamos sempre em celebrar algo. Mas e quando a data em questão diz respeito a uma doença – que em nada merece ser comemorada? Bem, pode não ser a forma mais apropriada dizer que estamos comemorando, mas certamente é importante reforçar a conscientização a respeito da doença, principalmente em relação ao seu tratamento e as dificuldades enfrentadas pelos pacientes.

No caso específico, 11 de abril marca o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, uma enfermidade descoberta há 202 anos e que já é considerada a segunda doença neurodegenerativa progressiva mais frequente no mundo, perdendo apenas para o Alzheimer.

A Doença de Parkinson é um distúrbio neurológico do movimento, progressivo e degenerativo que afeta aproximadamente milhares de pessoas. Embora seja muito mais comum em pessoas acima de 60 anos, o número de pessoas mais jovens diagnosticadas com a doença está aumentando.

A doença de Parkinson é causada pela diminuição de dopamina, a qual permite que as células do cérebro envolvidas no controle de movimento se comuniquem e a redução desses níveis leva aos sintomas da doença. Muitos deles envolvem o controle motor, a capacidade de controlar seus músculos e movimento. Os quatro principais sintomas da doença de Parkinson são: Tremor, Rigidez Muscular, Bradicinesia ou Acinesia (lentidão ou ausência dos movimentos ), Instabilidade Postural (deficiência de equilíbrio e coordenação).

O paciente com Parkinson pode ter dificuldades ao realizar atividades diárias como levantar de uma cadeira ou mover-se no ambiente.

No aparecimento de algum desses sintomas, procure um médico. Em Itaperuna, para mais informações, ligue para o telefone (22) 3822-2046 ou procure o Centro da Doença de Parkinson (CDP), que atualmente atende em média 80 pacientes.

O CDP está localizado na Rua 10 de Maio 893- Anexo ao Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, sob coordenação do Dr. Edmilson M. de Moraes.

Da redação do JBN com DECOM SAÚDE ITAPERUNA