O Cerest-No (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Noroeste Fluminense), gerenciado pela Secretaria de Saúde de Itaperuna, segue seu calendário de capacitações em toda região. Na última terça-feira, 26 de Março, a equipe realizou, no plenário da Câmara Municipal de Porciúncula, uma capacitação para novos profissionais da área de saúde do município. O tema principal foi Prevenção de Acidentes com Material Biológico e Notificações Compulsórias em Saúde do Trabalhador. As palestras foram realizadas pela coordenadora do CEREST-No, Fernanda Junqueira, e pela enfermeira do CEREST-No, Carla Neves.
Segundo Fernanda, “esses profissionais precisam ser treinados para a parte técnica das notificações, para que sejam cumpridas as normas do SUS e, por estarem em contato direto com material biológico no cumprir de suas funções, estão potencialmente expostos a uma situação de risco e precisam de informação, que ainda é o melhor meio de prevenção de acidentes de trabalho.”
O CEREST-No é um projeto federal ligado à Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, com pólos regionais e administrados por municípios.
DA redação do JBN com DECOM