A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna divulgou na tarde desta sexta-feira (27), o levantamento da vacinação da gripe com os dados colhidos até o dia 20 de maio, término da campanha de vacinação.

Segundo Vanilton Miranda, responsável pela Coordenação de Imunobiológicos, a cobertura foi  superior a recomendada pelo Ministério da Saúde para 2016, cerca de 80% do total de público alvo devidamente vacinados. O município de Itaperuna já está com 92% dessa meta concluída.

– O consolidado total depende das planilhas das vacinações avançadas, como exemplo, doentes acamados em hospitais, ou que necessitam de que profissionais da Sala de Vacina ou das unidades de Estratégia de Saúde da Família, vão ao domicílio para a administração da vacina – explica.

O secretário Municipal de Saúde, Marcelo Poeys, disse que mesmo com a crise, com falta de doses de vacina que houve em vários estados brasileiros, inclusive em alguns municípios do Rio, foi possível montar uma estratégia de vacinação que contemplou com êxito a maioria da população alvo, estimada pelo Mistério da Saúde.

– Além de não faltar a vacina, ainda superamos a meta. Lógico que toda estratégia para dar certo tem que ter a adesão dos profissionais e foi isso que aconteceu em Itaperuna. Todos os profissionais da Sala de Vacina, os vacinadores, enfermeiros, técnicos, alunos das faculdades e profissionais das ESF estão de parabéns. Com certeza, se não fosse a mobilização desses profissionais e a mecânica no controle das doses de vacina, não alcançaríamos este resultado. Agradeço a eles por mais essa meta superada – diz Marcelo.

13254284_1193036404063877_5230823793707341605_n Foto: NICES

Fonte: NICES | Edição: Prefeitura de Itaperuna