A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna, através da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira, 22, uma grande mobilização de conscientização no combate ao mosquito transmissor da dengue, no Centro, onde uma tenda foi montada em frente ao Colégio Estadual Dez de Maio. A ação que contou com a apresentação de teatro, música, distribuição de material informativo e até um “mosquitão da dengue”, personagem fantasiado que participou do evento e animou a todos os presentes, teve o objetivo de conscientizar à população sobre a importância de se prevenir e combater o mosquito transmissor da doença.

As equipes também estenderam faixas e distribuíram o material informativo nos semáforos em frente ao Banco do Brasil, Rodoviária, além de visitarem as escolas da rede municipal e outros pontos ao longo do calçadão.

O evento também contou com o apoio das Secretarias de Assistência Social e Ambiente.
A presidente do Rotary Clube de Itaperuna, Maria Luzia Amaral Ramos, também esteve presente e reiterou o apoio às ações que venham beneficiar à população de um modo geral.

Segundo Renata Côre, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria de Assistência Social, o perigo da dengue é real e cabe à população fazer a sua parte no que tange ao combate ao mosquito.
Durante a ação, diversas pessoas aproveitaram a oportunidade para fazer denúncias anônimas sobre possíveis focos do mosquito em suas vizinhanças.
Segundo o biólogo Diogo Mançano, essas campanhas de conscientização são importantes para que a população compreenda que a única forma de se acabar com a doença é quebrar o ciclo vital do mosquito, eliminando os depósitos de água parada e impedindo que ele se reproduza.

Da redação do JBN com DECOM