O Programa Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Saúde de Itaperuna, encerrou, nesta segunda-feira (03), o ciclo de palestras, orientações e exames de PSA, nos trabalhadores do município, durante a Campanha Novembro Azul. Durante todo o mês, quatro empresas foram visitadas, cerca de 500 trabalhadores receberam informações sobre o câncer de próstata e 180 realizaram o exame de PSA, exame de sangue simples que diagnostica o câncer de próstata de outros problemas.
As empresas contempladas, neste ciclo, foram Viação Santa Lúcia, Charque Frinense, Charque 2000 e Laticínios Quatá.
“Esse trabalho foi muito importante porque por onde passamos, os homens com mais de 40 anos, às vezes não tem tempo ou até vergonha de procurar o médico para realizar um simples exame de sangue. Nas ações, ficam mais à vontade, fizeram exame e tiraram suas dúvidas, que com certeza, serão compartilhadas. No ano que vem pretendemos alcançar mais empresas”, disse Marcelo Molina, coordenador do programa.
As ações contaram com a parceria do PACS – Programa de Agentes Comunitários de Saúde, CEREST-NO – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e NICES – Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social.
Da redação do JBN com Ascom