Para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio, algumas ações estão sendo realizados em Itaperuna durante toda a semana.
Em entrevista ao JBN, a Coordenadora de Saúde Mental do município, a enfermeira Ana, explicou que as ações fazem parte de um movimento para o fortalecimento de serviços extra-hospitalares e também para chamar a atenção para a necessidade de mais CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), mais ambulatórios, mais profissionais e mais remédios. O foco principal do evento é conscientizar para o fim dos manicômios, principalmente daqueles que possuem características como prender o paciente, celas fortes e choque elétrico.
Dentro do programa de saúde pública mental, o município trata em média, cerca de cinco mil pacientes. São três CAPS, um ambulatório, duas residências e um programa chamado “De volta pra casa”, todos voltados para pacientes em tratamento de saúde mental.
Questionada sobre a probabilidade desse número de pacientes aumentar, a Coordenadora expressou sua preocupação:”a tendência é de que esse número de pacientes em tratamento aumente, até mesmo porque os problemas de saúde mental vem aumentando muito”.
Fotos: JBN