Resultado será divulgado no V Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento no Rio de Janeiro
Nesta quarta-feira, 05/09, o Sebrae/RJ realiza o V Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento no Rio de Janeiro, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro – CRAB (Praça Tiradentes, 69-71). O evento terá palestras sobre temáticas relacionadas à gestão pública municipal, como o uso de dados para formulação de políticas públicas efetivas; a transformação digital e o impacto no ambiente de negócios; e a equidade de gênero por meio do aumento e fortalecimento da representação feminina na política estadual.
Na ocasião, será entregue o 2º Prêmio Sebrae Agente de Desenvolvimento, ao qual concorrem três ADs do Noroeste Fluminense: Igor da Silva Espíndola, de Miracema, na categoria Solução Inovadora e de Impacto; Fernando Garcia Lemos Boschetti, de Natividade, na categoria Gestão com Resultados; e Rosimeri Silva Santos, de Santo Antônio de Pádua, na categoria Comunicação e Articulação.
O Prêmio tem por objetivo valorizar o agente e destacar sua função, prevista na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e é dividido em três categorias. O Noroeste tem três finalistas, um em cada categoria. Para o coordenador regional do Sebrae/RJ, Nelson Rocha Filho, o fato mostra a importância do trabalho desenvolvido na região. ” O trabalho de capacitação dos ADs apresenta bons resultados e contribui para a implantação de políticas públicas mais favoráveis ao desenvolvimento de um bom ambiente de negócios nos nossos municípios. Estamos orgulhosos dos nossos agentes”, afirma.
Nesta edição do prêmio, foram 29 agentes inscritos de todo o Estado, e 13 são finalistas, somando as três categorias. Além dos ADs do Noroeste, concorrem representantes dos munícipios de Itaboraí, Volta Redonda, Macuco, Cantagalo, Nova Iguaçu, São João da Barra, Cachoeiras de Macacu, Barra do Piraí e Carmo.
A Lei Complementar 128/2008 criou a figura do Agente de Desenvolvimento Local (AD), como forma de aprimoramento da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. De acordo com a legislação, esse ator tem a atribuição de articular ações públicas para promoção do desenvolvimento local e territorial, mediante ações locais ou comunitárias.
Kellen Leal – Print Rio – Assessoria de Comunicação Sebrae/RJ