A data de hoje -18 de maio – é marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Mais de 17,5 mil crianças e adolescentes podem ter sido vítimas de violência sexual no Brasil em 2015, quase 50 por dia durante um ano inteiro. Os números são relativos às denúncias feitas ao Disque-Denúncia Nacional, Disque 100, e foram divulgados hoje.
Em Itaperuna, de janeiro a abril deste ano, sete crianças foram vítimas de abuso sexual, sendo um deles do sexo masculino. No mesmo período do ano passado foram seis casos, três deles meninos. Em todo o ano de 2015, foram 11 casos registrados. Já em 2014, foram nove. De acordo com a conselheira tutelar de Itaperuna, Cláudia Pinheiro Sampaio, a maioria das vítimas é de famílias carentes que não têm muita orientação ou grau de instrução. Para o vice-presidente do conselho, Tanúcio de Matos Cury, uma das dificuldades no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes é a falta de políticas publicas do município e falta de apoio em trabalhos de conscientização e campanhas.

De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), mantido pelo governo federal, em 2012 houve 7.592 notificações desse tipo de violência. O número corresponde a 27% de todos os casos de violência infantil registrados pelos hospitais. Na faixa etária de 10 a 19 anos de idade, foram 9.919 casos de abuso sexual, ou 27 por dia, no mesmo ano. Na maior parte dos casos, a violência aconteceu dentro de casa e o agressor era do sexo masculino.

Para denunciar qualquer caso de violência sexual infantil, é necessário procurar o Conselho Tutelar, delegacias especializadas, autoridades policiais ou ligar para o Disque-Denúncia Nacional, o Disque 100, vinculado à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos ou Disque Denúncia pelo 3822-1177.

A Data

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado. Os agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

A data ficou instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a partir da partir da aprovação da Lei Federal 9.970/2000.

Imagem: reprodução ebc