Para uma melhor qualidade de vida das gestantes e das crianças nascidas em Itaperuna, a Prefeitura do município e a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher – (PAISM), promoveram, nesta semana, uma tarde da alimentação saudável para as gestantes, em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno.

Durante o evento, a coordenadora do PAISM, enfermeira Sandra Helena de Oliveira e a nutricionista, Rosana de Figueiredo Barros, ministraram uma palestra e, usando próteses mamárias, simularam as formas corretas para amamentar o bebê e falaram sobre a lactação ao recém-nascido principalmente nos primeiros seis meses de vida.

“As gestantes e puérperas recebem normalmente esclarecimentos sobre amamentação e aleitamento, porém, no Agosto Dourado, ampliamos estas ações tanto para o grupo de gestantes, como as mulheres que buscam assistência no programa”, disse Sandra.

A alimentação saudável é adequada desde os primeiros anos de vida e contribui para o desenvolvimento físico e mental no futuro. Estimular a prática da amamentação e a técnica correta de fazê-lo previnem as crianças de infecções e garante uma saúde com mais qualidade. O leite da mãe serve como proteção ao organismo do bebê, pois dele são retirados anticorpos capazes de combater doenças.

“É inquestionável o benefício nutricional, imunológico, fisiológico e econômico que o leite materno traz ao bebê. O aleitamento materno exclusivo (sem oferecer água e chá) deve ser priorizado até os seis meses de vida”, destacou Rosana.

Durante todo o evento foi ofertado um lanche da tarde regado de frutas, biscoitos integrais e suco de frutas.

Da redação do JBN com Ascom