O dia D da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que aconteceu no último sábado, em Itaperuna, atingiu 71% dos grupos prioritários. As 21 unidades de saúde distribuídas pelo município, inclusive as da zona rural, intensificaram suas ações e vacinaram 18.260 pessoas do público alvo. A meta é que alcançar cerca de 25.700 pessoas, ou seja, 90% dos grupos prioritários.
Segundo o secretário Municipal de Saúde, Olliver Barros, a oferta de vacina influenza para os grupos prioritários se estenderá até o dia 1º de Junho, quando se encerra a campanha, para que aqueles que ainda não se imunizaram possam fazê-lo e, assim, estarem protegidos da gripe e dos vírus que estão circulando neste período. “Estamos mobilizando todos os nossos profissionais em todas as unidades de vacinação com o intuito de minimizar o impacto da doença e, assim, reduzir o número de internações que possam, porventura, ocorrer”, disse.
A enfermeira Fabiana Xavier, coordenadora de Imunobiológicos (Sala de Vacinação), disse que “é muito importante que as pessoas dos grupos prioritários se imunizem, pois assim estarão reduzindo as complicações causadas pelos vírus, A/H1N1 – A/H3N2 e influenza B, circulante, e que quando instalado no organismo pode levar a óbito”.
O prefeito do município, Dr. Marcus Vinicius, agradeceu o empenho de todos os funcionários que estão participando ativamente nesta Campanha.
As doses da vacina continuam disponíveis até o final da campanha em todas nas Unidades Básicas de Saúde do município dos bairros Aeroporto, Boa fortuna, Costa e Silva (Loteamento Bedim), comunidade do Horto Florestal no Centro, São Francisco, São Mateus, Surubi, nos distritos de Boa ventura, Raposo, Retiro, Venâncio, além do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.
As Crianças de 6 meses a menores de 5 anos receberão a vacina na UAP – Unidade Ambulatorial Pediátrica.
Da redação do JBN com Ascom