Neste sábado (12), a maioria das cidades do Norte e Noroeste do Estado do Rio vai receber o Dia D de vacinação contra a gripe. A vacina imuniza contra três tipos de vírus: H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata.

Em Itaperuna, a data do Dia D será diferente das outras cidades, sendo realizado no dia 19, por conta das comemorações do aniversário da cidade que estão acontecendo.

Neste dia, todas as Unidades de Saúde dos bairros e distritos estarão trabalhando para atender a população que deverá ser imunizada nesta Campanha.

Horário de Funcionamento das Unidades Básicas de Saúde para vacinação contra a Influenza:
*Sábado Dia D (19/05/18)
Horário de Funcionamento: 08 às 17 horas.
Locais: Centro de Saúde Raul Travassos, Unidade Ambulatorial Pediátrica, São Francisco, São Mateus, Horto Florestal, Surubi, Aeroporto, Boa Fortuna, Boa Ventura, Raposo, Retiro, Venâncio, Guaritá, São Manoel, Cehab, Costa e Silva, Boa Vista, Fiteiro, Carulas, Frigorífico, Aré, Penha e Córrego da Chica.

*Durante a semana (23/04 à 01/06) Horário de Vacinação: 07 às 16 horas.
Locais: Unidade Ambulatorial Pediátrica (para crianças menores de 5 anos), UBS São Francisco, São Mateus, Horto Florestal, Surubi, Aeroporto, Boa Fortuna, Costa e Silva, Frigorífico, Boa Vista, Cehab, Boa Ventura, Raposo, Retiro e Venâncio.

PÚBLICO ALVO DA CAMPANHA
Pessoas com 60 anos ou mais;
Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade;
Gestantes;
Puérperas (até 45 dias após o parto);
Trabalhadores de Saúde;
Professores das escolas públicas e privadas que atuam em sala de aula (com alguma identificação profissional ou da escola);
Povos Indígenas;
População Privada de Liberdade e Funcionários do Sistema Prisional;
Pessoas Portadoras de Doenças Crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade.

Atenção: para os Portadores de Doenças Crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, para comprovar a indicação será aceita receita médica com motivo da indicação da vacina e receita médica dos medicamentos em uso.

O QUE É E COMO É ADMINISTRADA A VACINA
A vacina influenza A vacina de influenza é constituída por vírus inativados, fracionados e purificados, portanto não contêm vírus vivos e não causam a doença.
A vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) é administrada por via intramuscular.

CONTRAINDICAÇÕES
A vacina é contraindicada para pessoas febre e com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina como o ovo, por exemplo.

Da redação do JBN – Com Ascom