Foi publicada no último dia (22) no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, a aprovação do Projeto de Implementação das Unidades de Conservação de Raposo. O projeto da Secretaria Municipal do Ambiente de Itaperuna (SEMAI), foi aprovado por unanimidade na Câmara de Compensação Ambiental (CCA), no último dia 1º de fevereiro de 2018 e já encontra-se disponível no site oficial da Prefeitura de Itaperuna.
A aprovação vai garantir a instalação da sede administrativa da unidade no distrito de Raposo, de onde a SEMAI fará a gestão de todas as unidades de conservação do distrito e de toda área pertencente ao município.
Idealizada pelos responsáveis técnicos do Projeto Onda Verde, a unidade foi toda projetada para funcionar em oito contêineres e será totalmente autossustentável com energia gerada por captação solar e eólica. A sede será desenvolvida para receber pesquisadores, turistas e estudantes que receberão informações e palestras sobre a fauna e flora da região, aulas de educação ambiental, entre outros. O projeto inclui ainda dois veículos, equipamentos de informática, de monitoramento de fauna, mobiliário, sistema de captação de água de chuva, biodigestor, dois portais e sinalização das Unidades, um total de R$ 2.164.000,00 investidos na preservação do Meio Ambiente.
Da redação do JBN com Ascom