O deputado estadual Jair Bittencourt teve, nesta terça-feira (19), mais um projeto de lei aprovado na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro). Durante sessão ordinária, o PL nº 2.109/16 foi aprovado em primeira discussão. O objetivo é prevenir a doença renal crônica através da realização, na rede pública de saúde, de exames de urina tipo I e creatinina.

De acordo com o texto, caso a doença seja diagnosticada, o paciente será imediatamente encaminhado para exames complementares. Jair Bittencourt, autor do projeto, ressalta que a insuficiência renal é uma doença silenciosa, sem sintomas no início, o que dificulta o tratamento. “Em sua forma crônica, a doença tem risco elevado de morte, assim como pode ser associada a outras doenças, elevando a realização de transplantes. É preciso detectar o problema em estágio inicial”, afirma Jair Bittencourt.

A Casa ainda votará a proposta em segunda discussão. Sendo aprovado, o projeto de lei irá para sansão do governador Luiz Fernando Pezão.

Da redação com Ascom – Foto: Divulgação