O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizou na manhã de terça-feira (29/08), em Porciúncula, um evento em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. As palestras e dinâmicas de conscientização aconteceram no Centro Cultural Dr. Edésio Barbosa da Silva, para jovens de várias escolas do município.
A equipe do NASF, composta por psicólogo, farmacêutico, educadora física, nutricionista e assistente social, preparou um conteúdo esclarecedor sobre os reais problemas do uso do fumo, apresentando boas razões para evitá-lo. Além do mau hálito, os fumantes têm mais chance de apresentar doenças cardíacas, enfisema pulmonar, trombose vascular, impotência sexual, e têm o risco, dez vezes maior de contrair câncer de pulmão e boca.
O psicólogo Edson Ferreira alerta os jovens: “um grande erro das pessoas é achar que o uso do fumo e drogas são vícios que podem ser controlados, ou seja, elas acham que podem parar quando quiser. Esta é uma crença equivocada, que precisa ser desmentida”.
A Secretaria de Saúde dispõe aos cidadãos de Porciúncula que desejam parar de fumar, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo. Para participar é só procurar o PSF onde é cadastrado, se inscrever e participar das sessões em grupo, que têm dias e horas marcados.
Da redação do JBN – Por Fabiano Júnior/Ascom