O aumento de tributos sobre os combustíveis, anunciado pelo governo federal, não vai atingir o bolso dos consumidores apenas no momento de abastecer o carro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê que o reajuste também vai deixar as contas de luz mais caras a partir do ano que vem.
Além da gasolina e do etanol, a alíquota de PIS e Cofins subiu para o óleo diesel: de R$ 0,21 para R$ 0,46 a cada litro. E de acordo com o Aneel, essa alta impacta as contas de luz porque o diesel também é o combustível usado em parte das termelétricas que geram energia no país.
O Ministério de Minas e Energia foi procurado para responder pelo assunto e informou que está estudando os efeitos do aumento de PIS/Cofins sobre combustíveis na tarifa de energia elétrica.
O aumento do imposto sobre o combustível voltou a valer ontem (26). O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª região cassou a liminar da Justiça Federal em Brasília que tinha suspendido o aumento da alíquota do PIS/Cofins sobre a gasolina, o diesel e o etanol.
Da redação do JBN