O Sebrae/RJ realizou, nesta sexta-feira, dia 14 de julho, a reunião inicial do Comitê Gestor do Programa Cidades Empreendedoras em Itaperuna. A cidade é uma, das 11 participantes do estado, que realizam o Diagnóstico do Ambiente Empresarial da cidade e, desta forma, começará sua pontuação na ferramenta, elaborada em formato de game. Com o Diagnóstico, Itaperuna deu o pontapé inicial para que sejam criadas e implantadas políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas, melhorando assim o ambiente empresarial na cidade. Com quase 100 mil habitantes, o município conta hoje com cerca de 2.398 e empresas de pequeno porte e quase 4.472 MEIs, que já equivalem a 65% dos negócios da cidade.

Representando o prefeito Marcus Vinicius de Oliveira Pinto, a Secretária de Ação Social, Camila Andrade Pires, acredita que a cidade carrega o empreendedorismo em seu DNA. “É uma grande honra ter nosso município selecionado para a participação deste programa. Nosso prefeito é, de fato, empreendedor. Queremos desenvolver nossa cidade. Sabemos que Itaperuna ficou, durante muito tempo, estagnada. É necessário que possamos nos planejar estrategicamente para que possamos atingir os resultados que queremos. Só iremos chegar onde queremos com o engajamento de todos e, por este motivo, contamos com todos nossos colaboradores para fomentar e incentivar os pequenos negócios locais, além de mudar a visão da população sobre o espírito empreendedor da cidade”, declarou.

O coordenador Regional do Sebrae/RJ no Noroeste Fluminense, Nelson Rocha Filho, acredita que a parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Itaperuna renderá bons frutos através do empenho de todos os parceiros. “A participação de cada funcionário público, designado pela Prefeitura, é de extrema importância para o sucesso deste programa. A iniciativa destes colaboradores é fator decisivo para o fortalecimento de políticas públicas favoráveis ao setor de micro e pequenas empresas. A iniciativa do Sebrae e do prefeito Marcus Vinícius de Oliveira Pinto, que já é um empreendedor, possui uma boa chance de dar certo e só depende de nós”, disse.

Vinícius Farah, ex-prefeito de Três Rios e eleito por dois anos Prefeito Sebrae Empreendedor discursou, em palestra, sobre sua gestão e o sucesso que obteve ao investir no empreendedorismo local. “Três Rios apostou neste modelo de política pública oferecida pelo Sebrae e tivemos sucesso. Fizemos uma parceria histórica com o Sebrae que resultou em um aumento de negócios no segmento de micro e pequenas empresas e MEIs. O que criou um círculo virtuoso para a atração de grandes empreendimentos para a cidade. O Sebrae me ofereceu as ferramentas e o que fizemos foi utilizá-las para transformar a cidade em um ambiente favorável para a atração de negócios”, declarou.

Esta primeira fase do programa que será finalizada em dezembro. Estão previstas reuniões mensais de acompanhamento, consultorias e levantamento de evidências. Todos os integrantes do Comitê Gestor poderão acompanhar a participação do município no Programa através da ferramenta de Gestão e Monitoramento, cujo acesso será disponibilizado pelo Sebrae/RJ. O programa será encerrado no final de 2018, quando o Sebrae/RJ fará o acompanhamento das ações implantadas pelo município.

O Programa

O Cidades Empreendedoras é uma iniciativa inédita do Sebrae/RJ desenvolvida em 11 municípios do estado do Rio de Janeiro que vai engajar a gestão pública e lideranças locais, através de um game, para que sejam criadas e implantadas políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas, melhorando assim o ambiente empresarial das regiões. O Comitê Gestor, formado por secretários municipais de governo, fazenda, administração, planejamento, saúde, meio ambiente, educação, agentes de desenvolvimento, procuradoria, controle interno, além de lideranças empresariais, representantes do legislativo local e equipe do Sebrae/RJ, se reunirá mensalmente para deliberação e aprovação das ações a serem implantadas. Ao longo do ano, também serão realizadas quatro importantes reuniões com cada prefeito, para que essas ações sejam acompanhadas e ajustadas passo a passo.

Em formato de um game, o programa será uma disputa entre os municípios que estarão competindo em tempo real. Ao final do programa, cada um será classificado por seu desempenho. Todos os resultados, assim como informações, painéis e relatórios estarão disponíveis em publicação futura, aberta ao público para consulta.

Os demais municípios que participam do Programa são: Angra dos Reis, Araruama, Duque de Caxias, Volta Redonda, Campos, Niterói, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis e Três Rios. Segundo pesquisa do “Data Sebrae”, essas regiões totalizam cerca de 230 mil empresas registradas no Estado do Rio de Janeiro, ou seja, 22% da atividade empresarial fluminense.

As expectativas do “Programa Cidades Empreendedoras” são: inserir a temática da micro e pequena empresa no PPA (Plano Plurianual) de cada município participante, assegurando que os pequenos negócios façam parte da agenda de governo; apoiar o desenvolvimento de políticas públicas municipais para a diminuição do tempo para abertura de empresas; aumentar o percentual das compras governamentais com micro e pequenos fornecedores; apoiar os municípios no cumprimento do percentual exigido por lei de 30% da compra da merenda escolar feita pelo agricultor familiar regional; disseminar o intraempreendedorismo junto aos gestores e lideranças públicas municipais e apoiar a implementação e qualificação das salas do empreendedor nos municípios fluminenses.

Assessoria de Imprensa
Lucas Schuenck