O Instituto AMAI (Amigos dos Animais de Itaperuna), além do apoio dos moradores do município, busca também a sensibilização de algumas pessoas, que além de não ajudar, ainda procuram destruir as bases de apoio que foram criadas para socorro dos animais abandonados. Depois da depredação das casinhas que abrigam cães de rua, agora as vasilhas que servem para colocar ração é água estão sendo furtadas. Os casos aconteceram na Rua Assis Ribeiro, em frente a antiga Leader Magazine, na casinha que fica na Avenida Cardoso Moreira, em frente a Igreja Matriz São José do Avaí, e em frente a loja Butikinha.
Segundo Manô Verdan, que faz parte da ONG, depois que as vasilhas na Rua 10 de Maio, área central de Itaperuna, foram furtadas, a solução encontrada por ela, foi acorrentar duas panelas a um poste, para que as mesmas não sejam também furtadas. “Nesses potes eu gasto seis sacos de ração por mês”, afirmou Manô.
O Instituto AMAI é uma ONG (Organização Não Governamental) constituída sob a forma de sociedade civil sem fins lucrativos, fundada no dia 19 de maio de 2013. Desde então, vem trabalhando de maneira independente e autônoma para a promoção do bem-estar animal no município.