O que é e como funciona uma Offshore
Um dos termos mais vistos nas últimas semanas foi “offshore”, mas pouco se sabe ainda o que é e como funciona na prática esse tipo de conta que dominou a mídia e rede sociais
Nas últimas semanas o termo “offshore” ganhou certa popularidade na mídia, depois que o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) publicou reportagens citando mais de 330 políticos, funcionários públicos de alto escalão, empresários e artistas de 91 países que têm ou tinham empresas em território estrangeiro.
Esse tipo de conta costuma ser associada a conotações negativas, como evasão de impostos e atividades criminosas, mas a realidade sobre elas é um pouco mais simples do que parece.
De modo geral, se tratam de contas bancárias mantidas em um país diferente daquele em que o titular/responsável reside e podem ser úteis se, por exemplo, a pessoa trabalha no exterior ou tem propriedade em outro país.
Se você costuma transferir dinheiro regularmente para o exterior ou precisa fazer transações bancárias e economizar em outras moedas, uma conta offshore pode ser uma alternativa. Continue lendo e entenda mais sobre esse tipo de conta e transação.
Características das contas offshore
As contas offshore podem ser usadas para transações em moeda estrangeira e são especialmente úteis para quem recebe pagamentos em uma moeda diferente do real.
Tradicionalmente, os bancos no exterior são populares em locais com impostos baixos ou paraísos fiscais, como as Ilhas do Canal, a Ilha de Man e Gibraltar.
No entanto, como ainda estará sujeito às regulamentações fiscais de seu país de residência, precisará declarar todos os juros ganhos para fins fiscais, então, atualmente, uma conta offshore é mais usada para fazer transações em várias moedas.
Algumas contas-correntes oferecem transferências internacionais gratuitas entre moedas, o que significa que não precisa pagar comissão ou taxas de câmbio, o que facilita a transferência de dinheiro.
Essas contas também têm recursos que uma conta-corrente padrão tem, incluindo cartão de débito, internet banking e transações online.
Algumas contas também oferecem recursos extras, como seguro de viagem, que pode ser útil para clientes que viajam regularmente.
Contas de poupança offshore
As contas de poupança offshore funcionam da mesma forma que as contas de poupança padrão.
Os juros flutuam, mas pode haver pouca diferença nas taxas em comparação com as contas de poupança do Brasil, o que significa que seu principal atrativo tende a ser a possibilidade de economizar em outras moedas que não o real.
Isso pode ser útil se você está planejando economizar e se mudar para o exterior, comprar uma propriedade no exterior ou se deseja se aposentar em outro país.
Quem usa serviços bancários offshore?
Normalmente, pessoas que passam muito tempo no exterior ou que vivem viajando ou fazendo negócios entre vários países. Nesses casos, pode-se manter uma conta bancária no Brasil e talvez abrir uma conta no exterior também.
No entanto, isso pode ficar caro quando se trata de transferência de dinheiro, por isso existem alguns grupos de pessoas que normalmente podem se beneficiar de tudo o que uma conta offshore tem a oferecer.
Expatriados
Pessoas que moram ou trabalham no exterior, mas que ainda precisam fazer transações em seu país, têm vantagens em ter uma conta na qual pode ter seu salário pago na moeda local.
Caso seu banco também permita manter uma conta em reais, isso pode ser útil para pagar despesas ou dependentes no seu país de origem.
Donos de imóveis
Para quem possui uma propriedade no exterior e a alugou, ou se mudou para outro país e alugou sua casa no Brasil, uma conta offshore facilita receber aluguel e pagar contas nas moedas necessárias.
Empresários
É o perfil mais comum. Como já dito, se precisa viajar com frequência a negócios, uma conta offshore pode ser útil para possibilitar transações em diferentes países, usando moedas diferentes.
Aposentados no exterior
Se você se aposentar no exterior, talvez ainda queira uma conta que permita fazer transações em reais, assim como para uso geral em seu novo país de residência.
Por que usar contas offshore?
Contas offshore podem simplificar o gerenciamento de seus compromissos financeiros em vários países e regiões. Elas podem ser úteis se precisar fazer ou receber pagamentos e transferências internacionais regulares.
A maioria dos expatriados tem uma conta bancária em seu país de origem e outra conta no país em que moram. Muitos também consideram a abertura de uma conta offshore, pois essa pode ser uma forma eficaz de economizar, investir e administrar dinheiro no exterior.
Algumas das razões que podem levar à abertura de uma conta offshore:
Estar morando/trabalhando no exterior;
Planos de se mudar para o exterior. Por exemplo, para trabalhar ou se aposentar;
Ser um profissional internacional que muda de país regularmente;
Ser alguém que faz viagens frequentes entre países. Por exemplo, para negócios;
Quando se é pago em moeda estrangeira. Por exemplo, por causa de trabalhos freelance;
Possui ativos no exterior. Por exemplo, investimentos ou propriedades;
Ajuda financeira a familiares que estão no exterior. Por exemplo, taxas escolares de um filho.
Quais são os benefícios de uma conta offshore?
Embora cada conta offshore venha com diferentes recursos e benefícios de acordo com o banco de abertura, aqui estão alguns dos mais comuns:
Economias e investimentos potencialmente eficientes em termos fiscais em várias moedas;
Reter dinheiro, fazer e receber pagamentos em várias moedas;
Gerenciar câmbio estrangeiro;
Acessar expertise internacional e consultoria de investimento;
Manter seu dinheiro em um local seguro e central, conectado às suas contas locais;
Manter a mesma conta bancária sempre que se mudar.
Portanto, nunca é tarde demais para estabelecer um Plano B. O primeiro passo para garantir seu futuro financeiro pode ser internacionalizar seus ativos.
Para isso, basta escolher a instituição que mais lhe agrada e dar início a sua abertura de conta, estando ciente que existem diversos procedimentos envolvidos, como documentação extensa acompanhada da tradução juramentada, além de várias outras comprovações.
Esteja procurando por maior proteção de ativos, privacidade, segurança, diversificação econômica ou liberdade financeira, uma conta offshore oferece uma grande variedade de benefícios que podem ser obtidos com apenas alguns cliques de distância.
E nas próximas vezes que se deparar com um termo em evidência que não está familiarizado, busque encontrar sua definição prática e como ele se aplica no contexto divulgado.
Fonte:seomarketing.com.br