Burger King incorpora Domino’s Brasil

Na última sexta-feira (09), a master franqueadora das bandeiras Burger King e Popeye’s no Brasil (BKBR3) divulgou em Fato relevante a associação com a Domino’s Pizza Brasil, controlada atualmente pela gestora Vinci Partners (NASDAQ: VINP).

A incorporação da Domino’s pelo BK adicionará cerca de 303 lojas da marca em seu guarda-chuva (213 franquias e 90 próprias), com presença em todo o território nacional. A transação envolve uma troca de ações entre o BK e a Vinci, sendo cerca de 54 milhões de ações BKBR3 a 11,12 reais para a Vinci por totalidade das ações da DP Brasil, avaliando a transação em 601 milhões de reais.

A Vinci, que já detinha participação de 6 por cento no capital social da BK Brasil, passa a deter 22,4 por cento, se tornando o maior acionista individual da rede de fast-food no país. O acordo prevê também um aumento de capital da Vinci na DP Brasil, no valor aproximado de 207 milhões de reais, antes da conclusão da transação, capitalizando a rede de pizzarias para expansões futuras.

A proposta ainda irá ser proposta em Assembleia de Acionistas da BK Brasil e, aos acionistas que demonstrarem oposição na votação, será oferecido um direito de retirada, com reembolso de suas participações em BKBR3 no valor contábil patrimonial das ações no balanço da companhia, o que dará um valor de 6,71 reais por ação.

A Domino’s iniciou suas operações no Brasil em 2018 e já supera o principal concorrente, Pizza Hut (atualmente vice-líder), e também uma rede que é terceira colocada somados em tamanho de operação, inclusive obtendo crescimento no ano de 2020, com receita líquida total alcançando 455 milhões de reais, um aumento de 12,4 por cento, proporcionado pelo ambiente digital mais completo.

E Eu Com Isso?
Com a associação, o BK Brasil entra em um mercado com forte crescimento e marca presença nos três principais segmentos de QSR’s (Quick Service Restaurants – Restaurantes de Serviço Rápido): Hambúrgueres com mercado em torno de 16 bilhões de reais; Pizza com mercado de 4 bilhões de reais, com crescimento de mais de 10 por cento ao ano nos últimos dez anos; Frango frito, mercado ainda incipiente no Brasil, porém com crescimento consistente de dois dígitos anuais.