Clima global: O sexto mês de maio mais quente já registrado
17/06/2021 às 18:09
4 min de leitura
A temperatura global em maio de 2021 empatou com 2018 como a sexta maior para o mês de maio no recorde de 142 anos da NOAA, que remonta a 1880. A temperatura global da superfície no ano até a data (janeiro-maio) foi a oitava mais alta no registro.
De acordo com o Global Annual Temperature Rankings Outlook da NCEI , é muito provável que o ano de 2021 fique entre os dez anos mais quentes já registrados, com menos de 2% de chance de se classificar entre os cinco anos mais quentes já registrados.
Este resumo mensal , desenvolvido por cientistas dos Centros Nacionais de Informação Ambiental da NOAA , faz parte do conjunto de serviços climáticos que a NOAA fornece ao governo, empresas, academia e público para apoiar a tomada de decisão informada.
A temperatura da superfície global de maio de 2021 foi 0,81°C acima da média do século 20 de 14,8°C, empatando com 2018 como o sexto maio mais quente no recorde de 142 anos. O mês de maio de 2021 marcou o 45º maio consecutivo e o 437º mês consecutivo com temperaturas, pelo menos nominalmente, acima da média do século XX.
As temperaturas estavam muito acima da média em partes do norte, oeste e sudeste da Ásia, África, norte da América do Sul e partes dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico. As temperaturas eram mais frias do que a média em partes da América do Norte, no leste do Oceano Pacífico, na Europa central, na Ásia central e na Índia.
Regionalmente, a Ásia teve seu segundo maio mais quente já registrado, atrás de maio de 2020. A África teve seu sexto maio mais quente já registrado. Enquanto isso, a Europa e a América do Norte tiveram seu maio mais frio desde 2004 e 2011, respectivamente.
Gelo marinho e cobertura de neve
A perda de gelo do mar Ártico foi mais lenta do que a média durante o mês de maio. No geral, a extensão do gelo do mar Ártico era em média 4,89 milhões de milhas quadradas em maio de 2021. Isso era 243.000 milhas quadradas – equivalente ao tamanho do país africano da Somália – abaixo do 1981-2010 média e a nona menor extensão de maio no registro de 43 anos, de acordo com uma análise do National Snow and Ice Data Center (NSIDC) usando dados da NOAA e da NASA.
A extensão do gelo marinho da Antártica durante maio de 2021 foi a maior em maio desde 2015, com 3,99 milhões de milhas quadradas. Durante o mês, o gelo marinho cresceu a um ritmo ligeiramente abaixo da média. A extensão do gelo marinho de maio abaixo da média foi observada nos mares de Weddell e Ross.
De acordo com dados da NOAA e analisados pelo Rutgers Global Snow Lab , a extensão da cobertura de neve do Hemisfério Norte durante maio foi 1,08 milhão de milhas quadradas abaixo da média – a terceira menor extensão de maio registrada. Apenas maio de 2010 e 2012 tiveram uma extensão de cobertura de neve menor.
A extensão de cobertura de neve da América do Norte foi a 11ª menor já registrada, enquanto a Eurásia teve sua quinta menor extensão de cobertura de neve de maio registrada.
Leia a matéria completa no site da NOAA. Clique aqui