Bom dia, hoje é 20 de abril e este é o Minuto do Mercado da Agência CMA.
O Congresso Nacional aprovou ontem um projeto de lei que abre caminho para resolver impasse do orçamento isentando despesas de combate à covid do teto de gastos e da contabilização da meta fiscal – o oposto do que vinha pregando o Ministério da Economia.
O texto também autoriza um bloqueio de R$ 9 bilhões nas despesas discricionárias para cobrir o pagamento de despesas obrigatórias, mas o valor corresponde a apenas um terço da insuficiência de recursos estimada por especialistas. O restante da compensação viria de vetos às emendas parlamentares que excederam o valor acertado com o Planalto.
A notícia deve aumentar a preocupação dos investidores com o equilíbrio das contas públicas e a aversão ao risco, além de alarmar as agências de classificação de risco, que indicavam potencial rebaixamento do rating brasileiro se houvesse desrespeito ao teto de gastos.
No exterior, as bolsas operam em baixa diante de dados mostrando que os novos casos da covid-19 estão crescendo num ritmo próximo ao do recorde observado no início de 2021. Bons negócios.