29 de março e este é o Minuto do Mercado da Agência CMA.
Os avisos dos bancos Credit Suisse e Nomura de que terão seus resultados do primeiro trimestre muito prejudicados por problemas financeiros de um de seus clientes puxam para baixo as ações do setor financeiro em todo o mundo e, com isso, limitam os ganhos dos mercados europeus e ajudam a manter em território negativo os futuros da bolsa dos Estados Unidos.
Nenhuma das instituições financeiras especificou qual foi o cliente problemático, mas informações que circulam na imprensa internacional apontam a gestora de fortunas Archegos como a protagonista do incidente. A empresa teria vendido dezenas de bilhões de dólares em ativos na semana passada para honrar chamadas de margem – garantias exigidas das bolsas -, e especula-se que nem assim teria conseguido cobrir todas as demandas – por isso o aviso de perdas dos bancos.
No Brasil, os números sobre a pandemia de covid-19 seguem apontando uma situação grave e de colapso no sistema de saúde em várias regiões, o que pode levar a mais restrições à circulação de pessoas e reforçar o argumento em prol de um aumento no auxílio emergencial. Essa perspectiva de piora da situação fiscal e econômica pode pesar sobre os mercados por aqui. Bons negócios.