Neste domingo, 07 de Abril, foi o Dia Internacional da Saúde. E hoje, dia 08/04 se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer, também conhecido por neoplasia.

As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos – como o ambiente, costume ou hábitos que o indivíduo possui – até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas.

Em Itaperuna, o centro de referência em tratamento oncológico é o Hospital São José do Avaí. De acordo com a assistente social Sandra Santiago, a porta de entrada para os pacientes do SUS é a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. É aonde o paciente, após consulta e exames, recebe o diagnóstico e é então encaminhado para o serviço de Oncologia do Hospital para iniciar o tratamento.

Segundo a psicóloga Gisele Siqueira, em média, cerca de 450 pacientes são atendidos por mês por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas e assistente social.

Existem vários tipos de Câncer. Mas “pelo fato de Itaperuna e demais cidades da região possuírem um cinturão agrícola ativo, os casos relacionados ao uso indiscriminado de agrotóxicos vem aumentando a cada dia”, informa a fisioterapeuta do setor, Andreia Cavalcanti.

Da redação do JBN com DECOM SAÚDE ITAPERUNA